Prefeito de Ilhéus defende articulação política para fortalecimento da cacauicultura

17/06/2013 17:02

O prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, destacou a importância de uma maior articulação política para a tomada de medidas de proteção e regulamentação do cultivo do cacau, especialmente no Sul da Bahia, local de maior produção. “A região sofre uma realidade drástica por conta da desarticulação política do Sul da Bahia”, observou o prefeito, durante a solenidade de comemoração pelo Dia Internacional do Cacau, na manhã do domingo, 16, no Centro de Pesquisas da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac). “Café, cana, sisal são exemplos de produtos agrícolas que já têm preço mínimo, e nós ainda estamos lutando por isso.”

Jabes Ribeiro também defendeu a elaboração de um novo pacto federativo para melhor distribuição de recursos entre a União, Estados e Municípios. “As demandas crescem a todo instante e cada vez mais os municípios perdem a capacidade de atender às questões da saúde, educação, e todas as necessidades da população. Ou repensamos o pacto federativo ou, certamente, vamos chegar a um ponto crítico da administração pública”, considerou o prefeito.

Participaram da mesa de abertura do evento, o diretor geral da Ceplac, Elito José da Rocha, e os superintendentes regionais do órgão nos estados da Bahia, Juvenal Mainard, e do Espírito Santo, Francisco Neto. Também compuseram a mesa, o secretário de Agricultura da Bahia, Eduardo Sales, o diretor executivo da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Vivaldo Mendonça, o presidente da Federação de Agricultura do Estado da Bahia (Faeb), Guilherme Moura, o representante das organizações da agricultura familiar, Erivaldo Alves de Souza, além dos deputados federais e estaduais Geraldo Simões, Josias Gomes, Gilberto Santana e  Rosemberg Pinto.

Com o tema ‘Consolidando a Autossuficiência com sustentabilidade’, o evento teve como objetivo principal divulgar e debater as ações da Ceplac para a prosperidade da região do cacau. Durante a manhã do domingo, foram discutidos aspectos como as questões legais e institucionais referentes ao fortalecimento da cultura do cacau cabruca. O secretário de Agricultura da Bahia defendeu o manejo sustentável para a promoção do desenvolvimento econômico da cacauicultura e a importância de Ilhéus para o cultivo do fruto, ressaltando a capacidade administrativa do atual prefeito. “Acredito que o prefeito Jabes Ribeiro vai conseguir soluções para o sistema critico em que encontrou o município e nos próximos anos, Ilhéus terá nova dinâmica e nova conjuntura urbana, social e econômica”, observou.

Outros temas pontuados na comemoração do Dia Internacional do Cacau, em Ilhéus, foram a implantação de critérios sanitários, de alíquotas e de quantidade para a importação da amêndoa e a inserção do cultivo do cacau na política agrícola do país. Participaram do evento prefeitos, secretários e vereadores dos municípios sul baianos, pesquisadores, produtores de cacau e membros das organizações da agricultura familiar.

 

Voltar

Pesquisar no site

Jornal de compromisso e qualidade