Meta da Prefeitura de Ilhéus é vacinar 95% das crianças contra Poliomielite

10/06/2013 18:55

É meta da Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria Municipal de Saúde, vacinar, no mínimo, 95% das crianças do município, com idade entre seis meses e menores de cinco anos (4 anos 11 meses e 29 dias), contra Poliomielite, até o próximo dia 21  junho. A campanha nacional teve início, neste sábado, dia 8, considerado o dia D da Vacinação contra a doença.  Além da vacina contra o pólio, as crianças recebem doses da VITA A (Vitamina A), importante fonte de proteínas que atuam diretamente nas funções celulares, reduzindo riscos de mortalidade e da incidência e severidade das infecções, em especial, as doenças diarréicas e infecções respiratórias agudas.

O prefeito Jabes Ribeiro, acompanhado da primeira dama, Adryana Ribeiro, participou do início da campanha em Ilhéus, na unidade de saúde Sarah Kubitschek, no Parque Infantil, no Bairro do Malhado. “Estamos preparados para cumprir nossa meta, e dar a maior cobertura às crianças ilheenses, na proteção contra o pólio”, destacou o prefeito. Na manhã do sábado, o prefeito observou o trabalho dos agentes de saúde e conversou sobre a estrutura dos equipamentos, brincou com as crianças, e explicou aos pais sobre a importância da vacinação.

A Sesau disponibilizou 18 postos de vacinação em toda zona urbana e mais seis unidades móveis (um na zona norte e cinco na zona rural), que atendem à população no período das 8 às 17 horas. Na zona sul, as crianças podem ser vacinadas nas unidades de saúde dos bairros Olivença, Nelson Costa, Urbis, Nossa Senhora da Vitória e na Associação de Moradores da Urbis. Na área central, a unidade do Programa de Saúde da Familia do Bairro Conquista, a Policlínica Halil Medauar e o Centro de Saúde Almiro Vinhais, na Princesa Isabel, oferecem a vacina.

Ainda é possível imunizar as crianças na unidade do  PSF  do Alto do Coqueiro, o CAE III, na Avenida Canavieiras, no Centro Social Urbano, na Barra, Centro Social Iguape, Centro de Saúde Sarah Kubitscheck, localizados na zona norte. Ainda, são postos de vacinação o PSF I, II e IV do bairro Teotônio Vilela, Salobrinho I e no posto de saúde de Vila Cachoeira.

A mãe do pequeno Nicollas, a dona de casa Nadja da Silva, fala sobre a importância de estar em dias com todas as vacinas. “Eu quero o melhor para meu filho, então é importante estar atenta a todas as campanhas, pois é a melhor forma de evitar doenças” frisou.

A Poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, é uma infecção viral causada pelo polivírus. Desde 1989, ela está erradicada no Brasil. Esta é a 34ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite realizada pelo governo brasileiro. Segundo o Portal da Saúde do governo Federal, estão sendo distribuídas 19,4 milhões de doses da vacina oral nos 115 mil postos abertos em todo o país para a vacinação, com investimento total de R$ 32,3 milhões em repasses do Fundo Nacional de Saúde para os estados e municípios.

Voltar

Pesquisar no site

Jornal de compromisso e qualidade