Exercício físico auxilia tratamento dos portadores de fibrose cística

29/05/2013 21:31

A luta contra a fibrose cística que originou uma verdadeira corrente de solidariedade é digna de apoio de todos. Trata-se de uma doença grave, originada por um problema genético que vai comprometer as características da atividade secretora de algumas células de glândulas produtoras de muco. Devido ao problema de alteração das características da secreção destas células, alguns órgãos vão ser mais comprometidos, como os pulmões, o fígado e o pâncreas.

Pai forma equipe de corrida para ajudar a divulgar a doença do filho

Os sintomas se tornam mais evidentes pelo comprometimento pulmonar, onde o acúmulo de uma secreção mais viscosa nas vias aéreas causa dificuldade da passagem do ar para os pulmões e predispõe à proliferação de bactérias causando infecções.

Os cuidados com os portadores da doença incluem adequação nutricional devido aos problemas do tubo digestivo, com reposição vitamínica, cuidados com reidratação e reposição de sódio, mas principalmente a atenção com o sistema respiratório. O exercício físico ajuda muito no tratamento, devido ao seu enorme benefício tanto no fortalecimento dos músculos respiratórios, como na remoção do muco das vias aéreas.  
 

Corrida de rua fibrose cística (Foto: Arquivo Pessoal)
Voltar

Pesquisar no site

Jornal de compromisso e qualidade