Grupo vistoria Fonte Nova e preparativos

01/06/2013 00:36

para Copa das Confederações, que será realizada neste ano. A Subcomissão da Copa do Mundo 2014 e das Olimpíadas de 2016 do Senado Federal foi a Salvador acompanhar as obras realizadas para o Mundial e oferecer ajuda ao governo estadual nas dificuldades que surgirem. fonte nova
      Na sexta (24), a comitiva esteve na Arena Fonte Nova e no porto. À tarde, vistoriou o Aeroporto Internacional de Salvador. No estádio, a visita foi guiada pelo chefe de gabinete da Secopa, Jorge Wilton, o presidente da Arena, Frank Alcântara, e a senadora Lídice da Mata. 
      “A sensação de estar em um campo de futebol e ser bem atendido não era normal no Brasil. Com o advento da Copa do Mundo, ela traz esse legado dos estádios, da mobilidade urbana, de divulgar o Brasil para o mundo”, afirmou o presidente da Subcomissão das Obras da Copa, Sérgio Souza. 
      O presidente da Arena, Frank Alcântara, ressaltou a satisfação em visitar o local. “Receber os senadores e autoridades na Arena é sempre um prazer, para mostrar, com orgulho, o que a gente conseguiu construir. É uma felicidade ter nossa Arena encravada no coração da cidade e dos baianos”. 
      O grupo foi recebido no porto pelo diretor da Codeba, Renato Neves, e conheceu os três pavimentos já construídos. O lugar abrigará o novo terminal de passageiros, com vista para a Baía de Todos-os-Santos, e possibilitará a revitalização do bairro do Comércio. 
      Lídice afirma que “há muito tempo a Bahia, e especialmente Salvador, vem lutando para reintegrar o nosso porto ao centro da cidade, ou seja, devolver o mar ao povo. O novo complexo portuário é um legado que a Copa vai deixar para a população baiana e qualquer visitante”. 
      Ministério 
      Na quinta-feira Salvador já tinha recebido uma comitiva do governo federal, presidida pelo secretário-executivo do Ministério do Esporte, Luís Fernandes, para dar continuidade ao planejamento operacional para a Copa das Confederações. 
      Na reunião, representantes das secretarias envolvidas na preparação do estado para os megaeventos esportivos marcaram presença, como o secretário estadual da Copa, Ney Campello. 
      Foram apresentados os planos operacionais de segurança, saúde, telecomunicações, meio ambiente, comunicação, transporte e mobilidade, entre outros, para a Copa das Confederações. 
      “Teremos, com certeza, uma grande Copa das Confederações em Salvador”, afirmou o secretário-executivo do Ministério do Esporte. Ao final da reunião, Fernandes ressaltou a sua satisfação com o planejamento que vem sendo feito na Bahia para a realização dos megaeventos esportivos. 
      Qualificação 
      Ainda dentro dos preparativos para a Copa do Mundo 2014, o estado e a Uneb promovem, na segunda-feira (27), a conclusão da primeira turma do curso de qualificação para ex-atletas do futebol. 
      Inédito entre as 12 cidades sedes da Copa do Mundo 2014 e já tendo qualificado 25 ex-atletas baianos, o curso visa garantir habilidades que permitam o ingresso no mercado de trabalho e a atuação em megaeventos, como a Copa das Confederações e a Copa do Mundo. 
      Para isso, os participantes foram qualificados em receptivo de turistas e delegações, com formação em outros idiomas, como inglês e espanhol. 

Voltar

Pesquisar no site

Jornal de compromisso e qualidade